top of page

Yoga é religião?

Atualizado: 8 de fev. de 2021

Por Professor Eduardo Dias


Com a enorme difusão do Yoga no ocidente, acreditem: mais americanos praticam Yoga que Indianos, muito se discute sobre, se Yoga é uma religião ou não. Para explorar o assunto começo caracterizando a religião e o Yoga.




Religião


Religião é uma organização em torno de ensinamentos de natureza espiritual, ética e baseada em boa parte nas crenças as quais os seguidores devem aceitar, seguir e respeitar.


Procura levar os seguidores a Deus ou ao menos a um contato indireto através daqueles que mediam nosso contato com o divino.


Comumente institucionalizadas as religiões possuem uma organização hierárquica e seus sacerdotes são educados para transmitir os ensinamentos através daquela que é a interpretação correta de seus textos sagrados.


Yoga


Yoga é um ponto de vista da realidade do Hinduísmo. Para ser aceita como pertencente a ortodoxia Hindu, o Yoga deve aceitar os Vedas, antigos textos sagrados Indianos, como autoridade máxima.


Assim como na diversidade religiosa, hoje temos muitos Yogas de diversas correntes. Sempre que chega à determinada região do mundo o Yoga se funde, ao menos em parte, com a cultura, os costumes e até com a religiosidade do local.


Afinal, Yoga é religião?


Sim, não e depende. As três respostas são corretas dependendo do ponto de vista em que você está inserido dentro do Yoga.


Sim, o Yoga é religioso se:


- Seu Yoga possui uma específica e determinada linhagem de mestres.


- Os mestres do passado são referenciados em altares e todos são seres iluminados.


- Os atuais mestres atuam como sacerdotes sendo somente eles capazes de dar a correta interpretação dos textos sagrados.


- Há uma hierarquia institucional no seu Yoga.


- Existe a crença em fenômenos e reinos que você não acessa, mas deve aceitar.


Assim se o ambiente do seu Yoga já possui crenças estabelecidas e não há mais espaço para o debate acerca da natureza da consciência e da realidade, passamos a ver características em comum com várias religiões. Independente da conexão maior ou menor com o Hinduísmo, um Yoga que reúne as caraterísticas acima é um Yoga religioso.


Não, o Yoga não é religioso se:


- Seu Yoga tem características de uma anarquia espiritual onde a realização de sua natureza consciente é uma responsabilidade sua e sem intermediários entre você e o divino.


- Sua busca é da realização direta da sua união mística com Deus, o divino ou a consciência em sua essência além da mente e do eu.


- Sendo seu Yoga um conjunto de técnicas e ferramentas que te leva há um contínuo caminho de autoconhecimento, então seu Yoga não é religioso.


Claro que a orientação de professores e pessoas que já trilharam parte deste caminho facilitará sua jornada assim como a troca de experiência e os ensinamentos de antigos mestres e sábios.


A resposta “depende” fica em algum ponto entre as duas acima.


É muito comum além dos ensinamentos e reverência de mestres como citei, mergulharmos em práticas hoje abertas de Yoga.


Mesmo se profundamente ligados a alguma corrente de mestres específica, a prática e a conexão pessoal com o divino têm espaço para ocorrer.


Desta maneira não precisamos acreditar em nada do que nos é falado e ensinado. Validamos o conhecimento dos antigos sábios pela nossa própria experiência.


Podemos também praticar Yoga independente de qual seja a nossa religião.


O Yoga objetiva acima de tudo o desenvolvimento de uma mente com menos barulho e mais límpida. Este estado mental quando conquistado pode nos levar a ver muito mais sentido na nossa própria religião.


Assim o Yoga nos permite o desenvolvimento de uma mente clara para o correto entendimento de nossa própria crença religiosa.


Por último, a versatilidade do Yoga é tão ampla que nada impede sua prática a partir de uma visão laica do mundo e da realidade.


Apenas suspeito neste caso que se o praticante for fundo o suficiente passará a questionar a realidade de uma nova maneira.


Então se Yoga é religião ou não depende de você e do seu Yoga. Aqui o mais importante é que seja um espaço aberto a todos e voltado ao autoconhecimento e a realização pessoal.


Namaste.

Comentários


bottom of page