A Arte do Yoga é a Arte de Viver

Por Professor Eduardo Dias e alunas.

Neste artigo vou compartilhar uma experiência que tivemos na escola este ano com um curso que, na minha visão, foi um marco do potencial humano em manifestar sabedoria.

Tudo começou com um grupo de algumas alunas muito interessadas, formadas no curso de Formação em Yoga da escola, que nos pediam para uma continuidade no mergulho interior através de um curso de aprofundamento em Yoga.

Pensamos a respeito e em maio de 2021 decidimos seguir com elas em um curso específico que chamamos de A Arte do Yoga: Aprofundamento para Professores. Elas pediram para continuarmos e continuamos.

Reunimos aquilo que temos de conhecimento e ferramentas e iniciamos um novo mergulho, renovando nossa capacidade de seguir em frente na jornada rumo a nós mesmos.

Desta vez, desenvolvemos pintura, poesia, o cuidar do idoso, das crianças, a consciência do corpo, reflexões sobre a natureza não dual da realidade e Yoga, muito Yoga interior.

Após o curso ganhar forma pelo seu conteúdo, particularmente imaginei que seria algo muito especial, pois teríamos alunas muito interessadas em aprender mais sobre Yoga e especialmente mais sobre si mesmas. E isto vale também para nós professores.

Durante este caminhar de cinco meses conseguimos juntos, alunas e professores, desenvolver nossa arte de viver.

Provamos a riqueza de nosso interior com sua sabedoria mágica.

Conseguimos compartilhar muito e em especial conseguimos respostas, mesmo que parciais, sobre o que é Ser Humano e quem somos afinal.

Durante a caminhada cada um de nós pode deixar sua marca em uma ampla reposta que nos tira do óbvio, gerando um profundo sentido no existir, sofrer, se alegrar, aprender, experimentar e transformar a nós mesmos a partir de nossos acessos e diálogos com o conteúdo de nosso interior.

Tocamos a ontologia de nossa natureza e assim escrevo uma pequena amostra que cada aluna nos deu sobre nossa realidade humana.

As citações abaixo resumem a essência da percepção de cada uma, que floresceu diretamente de seu contato próximo com o Ser:

“Somos pedaços de espelhos que flutuam no espaço interior refletindo a luz do todo”, Taiana Duarte Baptista.

“Somos uma infinita biblioteca de sabedoria”, Cecília de Oliveira Marques.

“Somos capazes de observar o todo simbolizado pelo vasto oceano interior a partir do mais seguro dos fortes”, Fernanda Kristina Moreno Sodré.

“Somos capazes de andar em cima deste oceano em nossa jornada de exploração interior”, Silvia Marina Barreto Lopes Martin.

“Somos a sala fresca da casa ao alto da colina que permite o penetrar da brisa morna de fora pelas suas amplas janelas”, Elizabeth da Conceição Costa Silva.

“Somos a casa interior pronta para ser aberta e explorada”, Bruna Carla Juiz.

Assim encerramos este capítulo de nossa jornada: não com uma verdade única e definitiva, mas certos de nossa capacidade individual de investigar o mesmo espaço que sábios e místicos de muitas eras nos falaram.

Somos capazes de tocar nosso sofrimento e nossas sombras e ver refletida no mais puro cristal a imagem da sabedoria que nos é inerente.

Mais do que repetir a sabedoria expressa em palavras por outros, somos esta própria sabedoria viva.

Nossa capacidade de nos renovar a cada dia através desta sabedoria e tê-la como nossa grande guia de

jornada foi experimentada em nosso âmago.

Entendemos que ninguém pode nos mostrar nosso próprio caminho e nossa missão de vida neste planeta.

Esta é a Arte do Yoga. Esta é a Arte de Viver!

Namastê.